Rafaela Camargo Maia
QUESTIONÁRIO
1) Caso, sua escola dispusesse do
equipamento necessário para rodar essa aplicação da maneira para a qual foi
projetada, você se veria usando tal aplicação?
Sim, a aplicação tal como projetada pode despertar no educando, o desejo
de conhecer e assim assimilar o conceito representado.
2) Você acredita que esta
aplicação poderia facilitar o aprendizado do aluno sobre estes conceitos? Que
tipo de vantagens ela poderia proporcionar?
Acredito que a aplicação poderia sim melhorar o desenvolvimento escolar
pois o aluno pode fazer suas próprias investigações científicas e resolver problemas de aplicação prática na
área de biologia.
3) Em geral, pela sua experiência como professora, os alunos têm mostrado deficiência em relação aos conteúdos que giram em torno da fotossíntese e germinação estudado no Ensino Fundamental e/ou Médio?
Não tenho experiência como professora no ensino médio ou fundamental,
somente atuo na graduação e em cursos técnicos. Porém, percebo que os alunos
chegam ao ensino superior com dificuldades em conceitos básicos sobre
fotossíntese e germinação. Recursos como o apresentado pode favorecer o ensino
da Ciência e consequentemente, o desenvolvimento profissional.
4) A que faixa etária você julga ser mais adequado este recurso?
Para o ensino Fundamental e/ou médio.
5) Você acredita que o uso do
kinect contribui para uma aprendizagem através do debate?
Acredito que sim, pois aproxima professores a alunos por meio do
exercício prático da aprendizagem.
6) Você julga a aplicação mais adequada para ser usada com ou sem o kinect?
Entendo que o kinect é excelente para dinamizar as aulas e chamar a
atenção dos alunos. Partindo do princípio de que a interação é fundamental para
que se tenha o interesse em aprender, creio que sua utilização representa uma
oportunidade didática importante e deve ser usada na aplicação.
7) Você percebeu algum obstáculo na interação com esse recurso educacional?
Não.
8) Que melhorias você poderia propor ao objeto em questão?
8) Que melhorias você poderia propor ao objeto em questão?
Acho que seria interessante incluir os nomes científicos das espécies
apresentadas no aplicativo. Também percebi que quando escolhi a semente de
feijão, os dados que apareciam na tela eram sobre a alface, inclusive a figura
no interior do recipiente.
9) Na sua visão, o fórum, presente no blog do projeto, representaria algum ganho para o debate desses assuntos?
Com certeza, a troca de experiências entre profissionais e alunos se
faz extremamente necessária para o aperfeiçoamento do projeto e das técnicas
didáticas para melhor utilização do mesmo.
10) Outros Comentários?
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Possui graduação em Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental, Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais e cursa Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal do Ceará. É professor efetivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e coordenador do Curso de Ciências Biológicas do IFCE/Acaraú. Tem experiência nas áreas de: Ecologia Microbiana e Fauna do solo, Zoologia de invertebrados, Educação Ambiental e Meio Ambiente e em Projetos de ensino de biologia com materiais de baixo custo e materiais alternativos. Atua principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Microrganismos e Fauna do solo e Realização de projetos em Educação Ambiental e ensino de biologia.
Currículo Detalhado
Currículo Detalhado
QUESTIONÁRIO
1)
Caso, sua escola dispusesse do equipamento necessário para rodar essa aplicação
da maneira para a qual foi projetada, você se veria usando tal aplicação?
Sim, como gosto bastante de tecnologia consigo me dar bem e utilizar de forma
fácil este tipo de equipamento
2) Você acredita que esta aplicação poderia facilitar o aprendizado do aluno sobre estes conceitos? Que tipo de vantagens ela poderia proporcionar?
2) Você acredita que esta aplicação poderia facilitar o aprendizado do aluno sobre estes conceitos? Que tipo de vantagens ela poderia proporcionar?
Poderia por causa da interação, tudo o que puder levar de diferente para a sala
é bem vindo em tempos em que existem inúmeros outros entretenimentos para tirar
a atenção do aluno com relação a estudos, assim levando a tecnologia, ou seja o
entretenimento na forma de educação ja é um grande passo para uma melhor
aprendizagem, contudo o professor tem de tomar cuidado pois pode ser uma faca
de dois gumes, caso a ferramente não seja bem utilizada ou explorada.
3) Em geral, pela sua experiência como professora, os alunos têm mostrado deficiência em relação aos conteúdos que giram em torno da fotossíntese e germinação estudado no Ensino Fundamental e/ou Médio?
3) Em geral, pela sua experiência como professora, os alunos têm mostrado deficiência em relação aos conteúdos que giram em torno da fotossíntese e germinação estudado no Ensino Fundamental e/ou Médio?
De certa forma a dificuldade é gral em todos os conteúdos, não so neste em
específico, acredito que o problema seja "mais em baixo" como se diz
na linguagem popular, seja mesmo de princípios e de formação de um cidadão
consciente. Vossa ferramente é muito bem vinda para auxiliar neste conteúdo,
assim como nos demias também caso haja alguma pretensão de desenvolve-lo para
novos conteúdos.
4) A que faixa etária você julga ser mais adequado este recurso?
4) A que faixa etária você julga ser mais adequado este recurso?
Acredito que em todas, como ja havia dito é uma ferramenta e pode ser
abordada de diferentes formas nos diferentes níveis de ensino. Quem dita o
nível é o professor
5) Você acredita que o uso do kinect contribui para uma aprendizagem através do debate?
5) Você acredita que o uso do kinect contribui para uma aprendizagem através do debate?
Não diria exatamente debate, mas através do método de tentativa-e-erro, este
sim é o que o projeto propõe e tem tem uma grande contribuição na relação
ensino-aprendizagem.
6) Você julga a aplicação mais adequada para ser usada com ou sem o kinect?
6) Você julga a aplicação mais adequada para ser usada com ou sem o kinect?
Como sou usuário tanto de computador como de Kinect para mim não tem
diferença, mas acreditoq eu para a grande maioria dos professores seria melhor
computador, pois muitos não se familiarizam bem com a tecnologia kinect. Além
de o computador ser mais comum e acessível, acredito que ai ja estamos entrando
numa questão econômica de viabilidade do produto depois de concluido.
7) Você percebeu algum obstáculo na interação com esse recurso educacional?
7) Você percebeu algum obstáculo na interação com esse recurso educacional?
Não
8) Que melhorias você poderia propor ao objeto em questão?
8) Que melhorias você poderia propor ao objeto em questão?
Bem, você poderia ao final de cada tentativa indicar visualmente que aquela
tentativa deu errada ou foi a certa, e caso não seja a certa programar para
dependendo do erro ele lance uma informação, tipo uma dica, para auxiliar na
proxima tentativa, por exemplo, se a pessoa errou na temperatura e colocou 50
graus informar "50 graus é a temperatura média de um deserto, você não
acha que está muito quente?" inserindo também informações acerca do
assunto.
9) Na sua visão, o fórum, presente no blog do projeto, representaria algum ganho para o debate desses assuntos?
9) Na sua visão, o fórum, presente no blog do projeto, representaria algum ganho para o debate desses assuntos?
Não sei ao certo, não utilizo muitos foruns de debate na internet, debato
mais mostrando para os colegas e conversando sobre.
10) Outros Comentários?
10) Outros Comentários?
Achei o projeto muito interessante, sei que está no início, mas faltam muitas
aplicações deste tipo para ensinar biologia, programas simples que podem
indicar acontecimentos caso se retire ou se adicione um fator, falo isso não so
para botânica mas para as demais áreas da biologia. Caso queira conversar mais
espero poder ajudar, acho também que uma boa conversa ainda rende bem mais que
uma resposta direta as perguntas do questionário. Sei que o questionário é para
facilitar a tabulação dos dados e direcionar o que se quer saber, enfim. Parabéns pela iniciativa.
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